Geraldo Magela/Agência Senado
A edição 2025 da Semana de Vivência Legislativa teve início nessa segunda-feira (18) com a posse dos 27 estudantes selecionados para o Programa Jovem Senador, um de cada estado e do Distrito Federal. A solenidade, realizada no Plenário, foi conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente do Conselho do programa.
Na abertura, Paulo Paim destacou a importância da experiência para os jovens parlamentares e relacionou o papel deles ao tema deste ano — “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.
— Vocês estão aqui para pensar e propor, estão aqui para serem sujeitos de transformação desta história. Agir, hoje, na esperança de que as iniciativas atuais nos assegurem um futuro melhor é missão de todos nós, não importa a idade. Parlamentares são representantes do povo. É esse nobre papel que vocês assumem a partir de agora como Jovens Senadores e Senadoras — reforçou Paim aos estudantes.
Durante a sessão, também foi eleita a Mesa da edição do Jovem Senador. A jovem Keyla Adssa Barbosa de Oliveira (RN) foi eleita como presidente, e Darliane Crislaine Lima da Silva (AL) como vice-presidente. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) também participou da abertura da Semana de Vivência Legislativa e reforçou a iniciativa da Casa em proporcionar maior conhecimento e diversidade cultural entre os estudantes.
— As pessoas educadas transformam o mundo e é por isso que vocês estão aqui. A educação possibilitou que vocês estivessem aqui, no mais alto patamar de representar os nossos estados no Senado da República — disse Randolfe.
Conselho do Jovem Senador
O Conselho do Programa Jovem Senador, atualmente presidido por Paulo Paim, é composto por parlamentares de diferentes partidos e tem papel central na organização do projeto. Entre suas funções estão deliberar sobre normas, acompanhar o desenvolvimento das atividades e apoiar os estudantes durante a simulação legislativa. A cada dois anos, sua composição pode ser renovada.
Fonte: Intranet do Senado