Senador Paulo Paim (PT/RS)
paulopaim@senador.leg.br
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Senadores.
Faleceu na noite de sábado, 23 de novembro, aos 80 anos de idade, o arquiteto e político gaúcho Clovis Ilgenfritz da Silva, um dos fundadores do PT.
Ele foi primeiro Secretário de Finanças Nacional, vereador em Porto Alegre por três mandatos e Presidente da Câmara de Vereadores da Capital Gaúcha.
Foi Secretário de Planejamento na gestão de Olívio Dutra à frente da prefeitura em Porto Alegre em 1989, ...
... Secretário de Coordenação e Planejamento do Governo do Estado, Deputado Federal, e candidato a Governador em 1986.
Fomos companheiros de longas caminhadas em defesa da nossa gente...
Ele foi exemplo de liderança política e social. Era apaixonado pelas causas populares e fiel defensor da liberdade e da democracia, um humanista. Vou lembrá-lo sempre com muito carinho.
Formado pela UFRGS como arquiteto e urbanista, em 1965, atuou especialmente nas áreas de habitação popular e planejamento urbano.
Foi uma referência nacional para a sua categoria profissional. Foi fundador e presidente do Sindicato dos Arquitetos do RS (SAERGS), Presidente de Federação Nacional dos Arquitetos – FNA.
Reconhecido pela categoria, recebeu a honraria máxima do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil pelos seus serviços a arquitetura e urbanismo.
Clóvis Ilgenfritz era um ser encantador, que nasceu na cidade de Ijuí em 1939.
Sua linda trajetória começou cedo, e desde o início teve como foco no trabalho com projetos em habitação popular, Planos Diretores e consultorias em Desenvolvimento Urbano.
Sua atuação profissional era indissociável do ser político, e nessa perspectiva aliava seus
saberes técnicos aos fazeres político-sociais que eram característicos seus e dos espaços de articulação que participava.
Como Deputado Federal, foi o autor da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) (Lei nº 11.888/2008) ...
... que assegura às famílias de baixa renda brasileiras, assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de moradias.
Clóvis sempre foi a pessoa à frente dessa pauta, pela qual lutou por quase quatro décadas.
O desfecho desse plano é com luz, com reflexos muito positivos, pois no mês passado, aos 80 anos, ...
... ele foi homenageado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), em evento que ocorreu neste ano em Porto Alegre e reuniu milhares de profissionais no auditório Araújo Viana...
Na ocasião, Clóvis recebeu o “Colar de Ouro”, comenda criada pelo IAB como reconhecimento máximo aos arquitetos e urbanistas pela sua obra e atuação profissional.
Clóvis elevou a política, o papel social da Arquitetura e valorizou os lugares por onde andou e as pessoas com quem conviveu.
Seu velório ocorreu no domingo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e a cremação na cidade de Viamão.
Pela importância de Clóvis Ilgenfritz, apresentei voto de pesar.
Clóvis deixou sua companheira Ana Ceres dos Santos e os filhos Ana Letícia dos Santos Ilgenfritz da Silva, Tiago Holzmann da Silva e Camilo Ilgenfritz da Silva.
Minhas condolências e solidariedade a todos.
Era o que tinha a dizer,
Sala das Sessões, 25 de novembro de 2019.
Senador Paulo Paim.