Faça parte dos amigos do Paim: Cadastre-se

Senador Paulo Paim

26/08/2011

Aumento real para aposentados e pensionistas

Paim: bons resultados da Previdência garantem aumento real para aposentados e pensionistas

Os dados positivos que a Previdência Social vem apresentando indicam que é possível conceder aumento real para os aposentados e pensionistas. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (26) pelo senador Paulo Paim (PT-RS), em discurso do Plenário.

Com base em declarações do ministro da Previdência, Garibaldi Alves ao jornal O Estado de São Paulo, publicadas na edição desta sexta, de que o resultado da Previdência em julho deste ano foi o melhor para os meses de julho dos últimos 12 anos, Paim afirmou não haver porque falar em déficit previdenciário.

- Aliás, isso já foi dito e demonstrado por diversas vezes aqui. Existem recursos suficientes para acabarmos com o fator previdenciário e para garantir reajuste real às aposentadorias e pensões - afirmou.

Para ele, não há como aceitar a justificativa de falta de recursos para implementação de uma política de ganho real para aposentadorias e pensões acima do valor do salário mínimo.

Segundo Paim, o que existe, de fato, é que recursos da seguridade social têm sido repassados para o orçamento fiscal.Somente de 2004 a 2010, conforme explica, o total transferido foi de R$ 84,6 bilhões.

- Têm saído recursos do orçamento da seguridade para financiar o orçamento fiscal - garantiu Paim.

Desoneração

Em seu pronunciamento, o parlamentar criticou ainda a pressão que alguns segmentos empresariais têm feito para reduzir a alíquota de 1,5% a ser cobrada sobre o faturamento, em troca da desoneração dos 20% da contribuição previdenciária recolhidos sobre a folha salarial. Para Paim, essa ideia traz de volta um antigo plano para que as aposentadorias tanto do setor público quanto do privado sejam limitadas a um salário mínimo, fazendo com que os que queiram ganhar mais tenham que contribuir para uma previdência particular.

Ele explicou que, com isso, todas as contribuições previdenciárias também seriam reduzidas, fazendo cair a arrecadação.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Comentar

Comentários desabilitados

(23) Comentários << Voltar
23 Comentário(s) postado(s)
  31-08-2011 - 12:02:51 - Williams

Como aposentado , confio muito no Paim! Sei que no próximo ano haverá eleição para as câmaras municipais e prefeituras, e estou deveras empenhado a erguer uma bandeira "Filhos olhem seus pais aposentados, vejam o que estão fazendo com eles principalmente aqueles que trabalharam e recolheram a mais do salário mínimo" são aproximadamente 10 milhões de aposentados nessa faixa o que em uma família na média 3 filhos correspondem a 30 milhões de pessoas. Se a Dilma na qual eu votei por confiar nela e que está realmente fazendo um governo principalmente no que tange ao combate aos corruptos do governo,não voltar a dar dignidade a esses aposentados . Hoje com esse meio que nós possuímos a internet, em que na maioria dos que utilizam são jovens. Garantimos que essa campanha trará resultados negativos para os candidatos da presidente Dilma e seus aliados.. Por isso pedimos ao Paulo Paim que é um dos que serão salvos dessa campanha em que os pais irão convencer os filhos a não votar nesse pessoal que só dizem " Amém, é melhor pra mim e mais ninhguém" ! vão saber do "poder"
quem elege um governador ou um presidente , a base está nas câmaras municipais e prefeitos , todos os deputados , senadores e presidentes sabem disso.
Mais uma vez caro Senador Paulo Paim, digo mais uma vez: confio em Vossa Excelência! e parabéns pelo seu trabalho não só em favor dos aposentados ,mais também pelo que vem fazendo pelo extraordinário povo do Rio Grande do Sul e do Brasil!
Williams...

  31-08-2011 - 10:01:45 - José Geraldo F.Tito

Senhor Senador Paulo Paim. Uma correrão necessária, urgente e de justiça. Aparece como meu comentário de 30/08/2011 - 14:50:37 - a respeito dos aposentados urge a necessidade de uma correção - Esse excelente artigo foi extraido pela internet do Jornal DIÁRIO DE PERNAMBUCO e constou Estado de Minas. Desculpem a minha ignorância e falta de habilidade em computação que motivou esse lamentável engano. Fica aqui a justa CORREÇÃO esse artigo foi LIDO e EXTRAÍDO no DIÁRIO DE PERNAMBUCO pela Internet. José Geraldo....

  30-08-2011 - 21:12:47 - Jorge Moacyr

DEZ RAZÕES PARA REVER O FATOR PREVIDENCIÁRIO.

1. O Fator Previdenciário diminui as aposentadorias dos que completam 35 anos de contribuição aos 60 de idade.

2. O Fator Previdenciário leva em conta a expectativa de vida das mulheres ao calcular as aposentadorias dos homens.

3. O Fator Previdenciário faz com que trabalhadoras que se aposentam com 30 anos de contribuição recebam menos do que as que se aposentam por idade com apenas 15 anos de contribuição.

4. O Fator Previdenciário diminui ainda mais as aposentadorias dos que completam 35 anos de contribuição e por motivo de emprego, renda e/ou saúde debilitada não possuem mais a capacidade contributiva.

5. O Fator Previdenciário incide somente sobre as aposentadorias dos trabalhadores do RGPS.

6. O Fator Previdenciário já foi considerado inconstitucional por apresentar grande complexidade.

7. O Fator Previdenciário faz com que os mais pobres que iniciam cedo no mercado de trabalho tenham que contribuir por mais tempo.

8. O Fator Previdenciário diminui mais as aposentadorias das mulheres.

9. O Fator Previdenciário não estimula as pessoas a aposentarem-se com idade mais adequada.

10. Os trabalhadores não querem mais o Fator Previdenciário....

  30-08-2011 - 19:50:49 - Jorge

Mais um Juiz, agora de São Bernardo do Campo, mandou o INSS recalcular a aposentadoria de um segurado.
Quantos mais serão necessários para que o Fator Previdenciário seja revisto?...

  30-08-2011 - 17:37:54 - Ivan Rocha

Alguem disse que não adianta aumento real para os aposentados que ganham mais de um SM e sim a devolução de tudo que foi perdido. DISCORDO. Voce deve ver que tem gente que se aposentou faz 2 anos, 3 anos. Não são todos que perderam ainda. Eu estou aposentado faz 3 anos e gostaria imensamente de continuar pelo menos proximo dos aumento do SM, caso contrario já sabe. Estamos no aguardo de aumento, muito mais do que a extinção do FP que na minha maneira de ver só vai beneficiar quem ainda VAI SE APOSENTAR, não quem esteja aposentado. Seu beneficio dependeria de voce que já está aposentado entrar na justiça depois..... Senador, estranho é que o Sr. deveria cobrar da Dilma alguma coisa e ela falar a respeito, pois os aposentados se sentem como ALIENIGENAS. Sds....

<<
1
2  3  4  5  >>
Empréstimos consignados: como não há risco, não tem porque pagar IOF, afirma Paim

    Twitter parece estar indisponivel no momento.
Siga o Paim no Twitter

Júlio César da Silva Ruggi

Senador Paulo Paim estou parabenizando em defesa da nossa classe que somos servidor público. Que Deus te abençõe tudo nessa vida. Que vossa excelencia continue sempre assim. Fique com Deus, senhor senador que admiro em tudo e muitas realizações durante o seu d...

Endereço: Praça dos Três poderes, Senado Federal, Brasilia - DF, Anexo I 22° Andar Sala 03 CEP 70165-900 - Telefones: 61-3303-5232 / Fax. 61-3303-5235

Desenvolvido por Oliver Media