Registro sobre “Agenda no RS”

16.04.2018

Senador Paulo Paim (PT/RS)
paulopaim@senador.leg.br

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Senadores. 

Estive no Rio Grande do Sul neste fim de semana onde realizei uma agenda muito intensa nas cidades de Santa Maria e São Pedro do Sul, região central do Estado. 

Participei de audiência pública junto com funcionários dos Correios para discutir a crise dessa empresa estatal tão importante para os brasileiros. 

A situação dos Correios é gravíssima e os funcionários estão preocupados com as demissões em massa que vem ocorrendo, ...

... além do sucateamento das agências e serviços, e até mesmo a falta de funcionários para a execução dos serviços prestados.

Foi unânime a crítica pela falta de concursos públicos desde 2011, o que impede a reposição de postos de trabalho perdidos, ...

... e a "insistência" por parte da empresa para que funcionários aceitem ingressar em planos de demissão voluntária.

Houve um corte de 20 mil funcionários em 5 (cinco) anos...

O quadro caiu de 125,4 mil empregados em 2013 para os atuais 106 mil, ou seja, uma redução de 15,5%. 

Para os dirigentes sindicais que representam os funcionários da empresa, o corte de pessoal é uma tentativa de "sucateamento", ...

... com o objetivo de manchar a imagem dos serviços prestados e levar a estatal a um processo de privatização.

Para não comprometer a qualidade na prestação do serviço, os Correios deveriam ter hoje um quadro de 140 mil funcionários.

Não é de hoje que os consumidores se queixam do atraso na entrega de encomendas e correspondências pelos Correios.

Participaram do debate, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Luiz Fernando Mainardi; ...

... o assessor do Deputado Federal Paulo Pimenta, Sidinei Cardoso Pereira; o assessor da Deputada Federal Maria do Rosário Luiz Fernando Soares; ...

... o coordenador regional do Partido dos Trabalhadores, Paulo Conceição; a Presidente Municipal do PT Helen Cabral, e lideranças sindicais.

Representando os trabalhadores dos Correios, participaram o Secretário de Assuntos Raciais da FENTECT Rogério Ubini; ...

... o Secretário Geral do SINTECT Ernani de Menezes e o Diretor Sindical do Sintect Santa Maria Odemir Paim Peres Jr.  

Quero registrar meu profundo agradecimento ao vereador Alexandre Vargas, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria e a vereadora Celita da Silva, que me prestigiaram com uma Moção de Congratulações...

...pelo reconhecimento dos benefícios conquistados por Santa Maria através do meu trabalho. 

Senhoras e Senhores, 

Em São Pedro do Sul, onde me reuni com centenas de lideranças comunitárias, ...

... trabalhadores rurais e aposentados, na Câmara de Vereadores da cidade, o debate foi sobre a nossa Previdência Social, ...

A Previdência é do povo brasileiro e não do mercado financeiro. 

Enriqueceram o debate, a vereadora Mirela Poll (PT) de São Pedro do Sul e os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Luiz Fernando Mainardi.
 
No sábado, estive em Santa Maria novamente, onde visitei pela manhã o “Feirão Colonial - Espaço da Economia Solidária”, ...
... tradicional ponto de encontro da população, que conta com diversos pavilhões, com produtos agrícolas, artesanato e ainda as delícias da culinária local.

Conheci o projeto Esperança/Cooesperança, ...

... coordenado pela irmã Lurdes Dill, uma líder guerreira. 

Também concedi entrevista para a imprensa local, transmitida ao vivo pelas redes sociais. 

Conversei com lideranças que preparam o 3° Fórum Mundial Temático da EcoSol e a 3ª Feira Mundial da EcoSol. Importante evento que vai acontecer de 12 a 15 de julho em Santa Maria. 

Recebei o convite dos organizadores e já garanti minha presença no evento que reúne uma comitiva de mais de 25 países.

Senhoras e Senhores, 

É sempre bom retornar as raízes, conversar com os feirantes, receber o carinho das pessoas, ouvir palavras de apoio....

...isso renova as minhas energias para voltar ao bom combate e continuar as grandes lutas do nosso povo. 

Essas causas norteiam a minha vida e o meu mandato. 

São as causas dos trabalhadores do campo e da cidade, dos aposentados, dos empresários com visão social, dos deficientes, e contra qualquer tipo de discriminação e preconceito.

Alguns feirantes me abordaram e relataram um incidente ocorrido naquele mesmo dia entre os feirantes e a fiscalização e inspeção estadual e municipal. 

Solicitei mais informações sobre o fato, e me comprometi em ajudar a solucionar, para que não aconteça nenhum excesso ou irregularidade por parte da fiscalização. 

Participei de almoço com lideranças no tradicional Restaurante Augustos.

Por uma questão de agenda, não consegui comparecer no evento realizado no Instituto Federal Farroupilha... Fui representado pelo Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi. 
O debate sobre “A educação na perspectiva Golpe, pós-Golpe”, contou com centenas de professores, diretores de escolas e de Campus do Instituto Federal de Farroupilha. 

Recebemos várias sugestões de emendas que serão analisadas junto à minha Assessoria Parlamentar. 

Carla Jardim, reitora do Instituo, solicitou apoio político para a construção do Campus Central do Instituto na região Oeste de Santa Maria. Este projeto já está protocolado e tramitando junto ao Ministério da Educação. 

Estive com a Reitora Carla Jardim e garanti meu apoio político para o importante projeto. Todos sabem que Santa Maria é conhecida nacionalmente como um polo de formação técnica e universitária.  

Somente o Instituto Federal Farroupilha conta com 11 (onze) Campus e mais de 15 mil alunos. 

Ainda na tarde de sábado, participei de Plenária com o Movimento “Racismo Basta!”, ao lado do Pró-Reitor Flavio Lisboa, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. 

Participaram jornalistas ligados ao movimento negro, lideranças, estudantes e professores. 

Falamos sobre o Estatuto da Igualdade Racial, Lei 12.288/2010, projeto de minha autoria, que beneficia hoje mais de 100 milhões de pessoas.

E para concluir, visitei o Piquete do Jarau, na periferia de Santa Maria, onde comemoramos o aniversário da vereadora Celita da Silva. 

Agradeço a todos que me recepcionaram de forma tão carinhosa e gentil. Meu grande e fraterno abraço.

Era o que tinha a dizer,
Sala das Sessões, 16 de abril de 2018.
Senador Paulo Paim 

Compartilhe nas redes sociais: